Você gosta de sonhar? Eu também! Mas imagino que, assim como eu, você goste ainda mais de realizá-los.
E é aí que está a importância do bem-estar financeiro. Afinal, quem fecha as contas no azul e faz sobrar dinheiro todos os meses consegue realizar mais e de forma mais leve.
Ao sobrar dinheiro no final do mês, as pessoas optam por um dos dois caminhos: poupar ou gastar. Ao gastar, nada muda em sua vida e, no fundo, o que ela faz é pagar mais boletos. Mas… e se ela poupar?
Ao poupar, a pessoa cria uma reserva financeira, um dinheiro guardado. Sabe aquela boa e velha poupança que a sua vó sempre falou? É aqui que ela começa.
Porém, sem um propósito, esse dinheiro se acumula e vira um “fundão” genérico. É bacana, mas não tem um sentido genuíno para você.
Dinheiro foi feito para ser utilizado.
Por isso é importante saber para onde esse dinheiro será direcionado, com o que você quer gastá-lo? E aqui entram os sonhos.
Também conhecidos como projetos de vida, os sonhos são as realizações que você quer ter ao longo da jornada e que vão muito além de pagar contas. E deixa eu te contar uma coisa: não existem sonhos grandes ou pequenos, maiores ou menores. Existem sonhos, os seus sonhos. E são eles que direcionam o uso das suas reservas. É para poder realizá-los amanhã que hoje nos esforçamos para poupar!
Aquele carro novo, a tão sonhada casa própria ou a casa de praia, uma viagem (ou várias), estudos, casamento, formatura, reforma da casa, smartphone, computador, TV, joias, independência financeira… são muitos tipos de sonhos. Cada um de nós tem a própria lista; fazendo a sua, o que era um sonho e parecia inatingível se transforma em um projeto realizável!
O que diferencia um projeto de vida de um sonho é que o projeto possui planejamento, ou seja, um conjunto de ações com prazos para realizar e com projeções de valores financeiros específicos para a realização. Me acompanhe no exemplo abaixo:
- SONHO: Eu gostaria de conhecer as pirâmides do Egito.
- PROJETO: Estou planejando uma viagem de 10 dias para o Egito, com a finalidade de conhecer as pirâmides (e outros pontos turísticos) dentro de 2 anos a contar da data de hoje. Já fiz uma busca na internet e sei que uma viagem dessa para duas pessoas fica em torno de R$18.000,00.
Os dois pontos dizem a mesma coisa e tem o mesmo resultado final: conhecer as pirâmides do Egito. Mas qual delas você acredita que seja mais possível tirar do papel? Acho que você irá concordar que a 2a opção, certo?
Se temos esse projeto já estabelecido, agora passamos a ter uma meta bem definida. Afinal, é preciso acumular R$ 18.000,00 para realizar esse projeto, além de obter férias de no mínimo 10 dias.
Você pode até ter muito dinheiro, mas sem sonhos para realizar pode se perder e até mesmo se frustrar no caminho. Acumular dinheiro com propósito muda tudo. Afinal, a direção é mais importante que a velocidade. E, assim, o esforço mensal passa a fazer sentido!
Mas agora que você já sabe que sonhar é tão importante quanto acumular reservas financeiras, que tal elaborar uma lista de sonhos e transformá-la em projetos? Se precisar de ajuda, me chame. Vou adorar te apoiar nessa missão!

Tiago Lunardi, Planejador Financeiro Serafin
Este texto te ajudou? Se quiser conversar mais sobre este e outros temas, clique aqui e agende um bate-papo de 30min, on-line e gratuito comigo! Não precisa preparar nada previamente, é só escolher o melhor dia e horário para você.